O mundo pode chegar a uma harmonia se a meditação se espalhar amplamente, e as pessoas serão traazidas para uma conscientização dentro delas. Esta será uma dimensão totalmente diferente para se trabalhar.
Até agora isso era uma revolução. O ponto era a sociedade, sua estrutura. Ela falhou repetidamente de maneiras diferentes. Agora seria o indivíduo; e não uma revolução, mas meditação, transformação.
E isso não era tão difícil como as pessoas pensam. Eles podem desperdiçar seis anos para obter um grau de mestre em uma universidade; e eles não acharão que isso é desperdiçar muito tempo por apenas um diploma que não significa nada.
É somente uma questão de entender o valor da meditação. Então será possível para milhões de pessoas se tornarem não divididas dentro delas. E elas serão o primeiro grupo da humanidade a se tornar harmonioso, sua beleza, sua compaixão, seu amor; todas as suas qualidades; estão fadadas a ressoar pelo mundo.
Meu esforço é tornar a meditação quase uma ciência que não tem nada a ver com religião.
Dessa forma qualquer um pode praticá-la; se ele é um Hindu ou um Cristão ou um Judeu ou um Maometano, isso não importa. Qual é sua religião, é irrelevante; ele ainda pode meditar. Ele não precisa nem mesmo acreditar em qualquer religião, ele pode ser um ateísta; ainda assim ele pode meditar.
A meditação tem que se tornar quase como um fogo selvagem. Então há alguma esperança. E as pessoas estão prontas: elas estão sedentas por algo que mude todo o sabor da sociedade. Ela é feia como ela é, é repugnante. É no máximo, tolerável. De alguma maneira as pessoas têm tolerado a sociedade. Mas tolerá-la não é algo muito agradável.
Ela devia ser extasiante
Ela devia ser agradável
Ela devia trazer uma dança para o coração das pessoas.
E uma vez que estas divisões dentro da pessoa desapareçam, ele pode ver tão claramente sobre tudo. Não é uma questão dele ser culto, é uma questão de clareza. Ele pode olhar em toda dimensão, em toda direção. Com tal clareza, com tal sensibilidade, percepção, que ele pode não ser culto mas sua clareza lhe dará respostas que o conhecimento não pode dar.
Essa é uma das coisas mais importantes; a ideia de utopia; que tem perseguido o homem como uma sombra por milhares de anos. Mas de alguma maneira se confundiu com a mudança na sociedade; o indivíduo nunca recebeu atenção.
Ninguém deu muita atenção ao indivíduo; e essa é a causa raiz de todos os problemas. Mas porque o indivíduo parece ser tão pequeno e a sociedade parece ser tão grande, as pessoas pensam que podemos mudar a sociedade, e assim os indivíduos mudarão.
Isso não vai ser assim; porque sociedade é apenas uma palavra; somente os indivíduos existem, não há nenhuma sociedade. A sociedade não possui uma alma; você não pode mudar nada nela.
Você só pode mudar o indivíduo, por menor que ele pareça.
E uma vez que você conheça a ciência de como mudar o indivíduo, ela é aplicável a todos os indivíduos por toda parte.
E meu sentimento é que um dia iremos alcançar uma sociedade que será harmoniosa, que será muito melhor que todas as idéias que os utopistas Produziram por milhares de anos.
Extraído de Osho: Light on the Path, Chapter 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário